Brasil e Argentina se reúnem por títulos paraenses de tênis de mesa

Feb 17, 2024

Brasil e Argentina dividiram os espólios por medalhas no encerramento do Campeonato Regional Americano de Para Table Tennis 2017, em 3 de dezembro, em San José, Costa Rica.

Cada país conquistou quatro títulos, enquanto o Brasil levou a melhor nos três confrontos diretos entre as duas nações.

A brasileira Jennyfer Marques, de 21 anos, não perdeu nenhum set em todo o torneio, pois recuperou o título de 2013 com uma derrota por 3 a 0 sobre a veterana argentina Giselle Munoz na final.

Um confronto emocionante na final da classe 1 masculina viu o argentino Fernando Emanuel Eberhardt segurar a recuperação tardia do atual campeão brasileiro Aloisio Lima Junior para vencer por 3-1.

Houve um caso de déjà vu na edição de 2013 para o argentino Dario Andres Neira, que mais uma vez perdeu para um brasileiro na final da classe 10. Mas este ano foi Braz Claudio Massad quem conquistou seu primeiro título regional por 3 a 0.

O brasileiro Paulo Sergio Salmin Filho manteve o título masculino da classe 7 pela terceira vez consecutiva depois de derrotar José David Vargas Pirajan, da Columbia, por 3 a 0 na final.

Guilherme Marcio da Costa venceu o compatriota e pentacampeão Irandilo Conceição Espindola na semifinal da classe 2 masculina, exclusivamente brasileira. No entanto, da Costa não conseguiu garantir o ouro, pois foi derrotado de forma convincente pelo mexicano Victor Eduardo Reyes Turcio.

Depois de conquistar o bronze em 2015, o argentino Gabriel Copola encerrou um excelente torneio para Jenson Van Emburgh, dos EUA, de 17 anos, com o ouro na classe 4 masculina.

A classe 6 masculina deu uma boa ideia de como será o futuro, já que o chileno Nicolas Lorca, de 20 anos, manteve o título com o impressionante jovem dos EUA, Ian Philip Seidenfeld, de 16 anos.

Enquanto isso, a anfitriã Costa Rica ostentava o mais jovem vencedor da competição, Steven Roman Chinchilla, que, com apenas 15 anos, se tornou o novo campeão das Américas da classe 8 após uma vitória por 3 a 1 sobre o medalhista de bronze do Chile em 2013, Jaime Jara Hernandez.

Eventos de equipe

Houve um grande choque na classe 3 masculina, quando os chilenos Luis Rodringo Bustamente Flores e Alfonso Enrique Diaz Angel encerraram o reinado de 14 anos do Brasil como campeões. A dupla venceu a dupla brasileira Irandilo Conceição Espindola e Guilherme Marcio da Costa tanto na fase de grupos quanto na final; foi a primeira vez que os dois brasileiros ficaram sem ouro no Campeonato desde 2001.

A Argentina, por outro lado, voltou ao topo das equipes da classe 4-5 das Américas pela primeira vez desde 2011, com Mauro Depergola, Daniel Ernesto Rodriquez Ochoa e Elias Isaac Esteban Romero conquistando o ouro sem perder um único set, enquanto os EUA pegou prata.

O título de primeira equipe em seis anos também foi conquistado pelo Chile na disputa do grupo das classes 6-7, com Cristian Dettoni, Matias Nicolas Pino Lorca e Ignacio Hernan Torres Orostica vencendo todas as quatro partidas em seu caminho para o ouro.

O Canadá também se recuperou de forma brilhante de uma fase de grupos instável na classe 8, quando Ian Kent, Masoud Mojtahed e Curtis Caron venceram o Columbia por 2 a 1 na final para recuperar o ouro de sua equipe em 2013.

No entanto, o Brasil encontrou alguma alegria na competição das classes 9 a 10. Diego Moreira completou um torneio impressionante quando ele e Claudio Massad mantiveram o título da Seleção Brasileira de 2015 com uma vitória final por 2 a 0 sobre o Columbia.

Os resultados completos do Campeonato Regional Americano de Para Table Tennis 2017 estão disponíveis no site da Federação Internacional de Tênis de Mesa Para Table Tennis.

Postagens relacionadas